TEATRO PARA DANÇAR

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Matheus D'Castro apresentará o Clube do Teatro III - Mostra Teen.

Jovem dedicado ao teatro da região dos lagos, Matheus D'Castro, com 22 anos de idade, já passou, pelo menos, metade de sua vida, dedicando-se ao fazer teatral. Comunicador natural, artista focado na busca do profissionalismo como ator, foi convidado para apresentar o Clube do Teatro III - Mostra Teen, no dia 16 de dezembro. Vamos conhecer um pouco de sua história.

*

Matheus faz Teatro desde os 12 anos. Em 2012 foi aluno de Dio Cavalcanti, na escola Atila Costa, em São Pedro da Aldeia. No ano seguinte, 2013, entrou para o OFICENA - Curso Livre de Teatro de Cabo Frio onde começou a entender o teatro como um possível ofício. "Entendi que teatro não é só decorar um texto e subir no palco, é muito mais que isso. É estudo, é dedicação, é choro, é dor, é raiva, mas passamos tudo isso para sentir o maravilho frio na barriga quando as cortinas se abrem".
Foi o OFICENA, segundo ele, que lhe deu várias oportunidades. Lá dentro, sob orientação do professor Italo Luiz Moreira, foi aprendiz de ator, contrarregra e até diretor.  Em 2014, viveu seu maior desafio teatral, fazer uma Gueixa. "Foi o papel que mais mexeu comigo. Pois além de decorar o texto, tive que estudar a cultura de outro país, conhecendo um pouquinho da cultura japonesa. Foi o maior presente que o OFICENA me deu". 
No OFICENA, participou de quase todo o repertório do curso, desde 2013: "O Auto da Compadecida" de Ariano Suassuna, "O Inspetor Geral" de Nikolai Gogol e "O Navio Negreiro" de Castro Alves, neste último, foi um dos diretores da cena, em 2016, numa proposta de autonomia dos alunos, coordenado por Jiddu Saldanah e Yuri Vasconcellos.
Em 2014, afastou-se do OFICENA para trabalhar com Nelson Yabeta na peça "Acorda Alice". Sentiu-se feliz por conhecer um diretor que mexe na sua zona de conforto literalmente. Um diretor que "viaja" e faz o artista viajar junto de um modo super incrível, proporcionando experiências inesquecíveis.
Retornando ao OFICENA, Matheus frequentou, esporadicamente o NUDRA - Núcleo Livre de Dramaturgia e em 2017, foi surpreendido com o prêmio de melhor texto original, no festival do SATED - RJ, no teatro Átila Costa, de São Pedro da Aldeia. A partir deste incentivo, passou a estudar mais a fundo, também, a arte da dramaturgia.
No entanto, se perguntarem o que ele mais gosta de fazer, em teatro, ele responde apaixonadamente que é o Teatro Musical, ao qual pretende se dedicar de corpo e alma durante o trajeto de sua carreira pelo mundo artístico. No dia 10 de dezembro, Matheus fará a leitura dramatizada "Anjo Negro" segundo ato da peça de Nelson Rodrigues, para coroar seu ano com chave de ouro.
Atualmente, prepara o projeto de uma web-série, algo que Matheus guarda a sete chaves mas já garante que a surpresa virá em 2018. 

Perguntado pelo TEATRO POSSÍVEL sobre o que a arte de atuar significa em sua vida, ele respondeu com segurança:

“Teatro pra mim é a arte do tocar, do sentir, do viver, de se entregar. Hoje eu tenho certeza absoluta que eu não sei fazer outra coisa na vida que não seja atuar. É disso que eu quero viver, e é isso que me faz viver.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário