TEATRO PARA DANÇAR

domingo, 5 de novembro de 2017

A Palavra Teatral de Camões.

"Por Mares Nunca Dantes Navegados", de Camões,
com direção de Angelah Dantas.
Quem viu, viu, quem não viu, perdeu. Um dos trabalhos mais surpreendentes dos últimos tempos, em Cabo Frio. O poeta, professor, escritor e ator Geraldo Chacon, abrilhantou nossa noite. Já tinhamos tido um gostinho quando ele apresentou uma versão resumida deste trabalho no FesTSolos IV. Um evento de solos teatrais que aconteceu nos dias 07, 08 e 09 de Julho. Foi uma apresentação que deixou um gostinho de quero mais e este quero mais aconteceu, justamente, neste final de semana, dias 03 e 04 de Novembro no espaço cultural USIN4.
Geraldo fez uma estilosa triangulação em cena. O espetáculo não tinha uma "gordurinha". Foi uma ótima execução técnica, com boa iluminação e ambientação sonora de primeira. O texto livremente adaptado da obra "Os Lusíadas", de Camões, chegou bem aos ouvidos do público. Com uma maestria que poucas vezes vi. Sem dúvida, um grande desafio. Havia, também, no espetáculo, um humor fino e intelectual, é desses trabalhos que chama as pessoas de inteligente por tabela. O público sai se sentindo melhor e com orgulho da nossa pátria mãe portuguesa. Não é sempre que se tem um espetáculo consagrado à língua, bem falada, por excelência. E tudo sem ser chato, professoral ou pedante.
Angelah Dantas, arrasou na direção. Deixou Geraldo solto em cena e com proposta de movimentação bem definida. As transições das personagens foram suaves e o ator manteve uma palheta vocal que não passava cansaço ou ansiedade. O trabalho terminou na hora certa e rendeu um gosto de quero mais. Depois, teve um bate papo onde, Geraldo, deixou fluir sua generosidade. Distribuiu livros ao público que logo foi convidado pelos donos do espaço USIN4 a curtir uma rodada de conversa degustando as delícias da cantina Catatempo". 
Parabéns para toda a equipe "camoniana", voltem sempre! Cabo Frio espera ainda ver mais deste tipo de linguagem. Quem sabe no "Poesia de Cena" de 2018? 
Vamos aguardar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário