TEATRO PARA DANÇAR

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

A Primeira Cia. de Teatro com atores Negros da Região dos Lagos.

A performance "O AMANHÃ" que abordou a questão do
preconceito Linguístico! no dia 26 de Agosto de 2017
 no Galpão da Cultura Negra - Foto: Fernanda Rigon.
Com fortes sinais de maturidade, o teatro de Cabo Frio ganha um novo impulso, desta vez, jovens negros se articulam junto ao Professor e Diretor Ítalo Luiz Moreira, para criar o primeiro grupo de teatro de Cabo Frio, formado com afrodescendentes. É um sinal de que hoje, a sociedade Cabofriense, está mais aberta e pronta para avançar na percepção e no diálogo que a comunidade negra propõe. A Cia. ainda não ganhou um nome definitivo, sabemos apenas que é a  primeira da região e é formada por: Vitor Pires, Nara Lumière, Ju Aguiar, Anderson Souza, Carlos Oliveira, Sarah Silvestre e Rubenig Rodrigues.
Os dados já foram lançados, no dia 26 de agosto de 2017, no Galpão da Cultura Negra, no bairro da passagem, em Cabo Frio, onde o primeiro trabalho falou sobre o preconceito linguístico.
A decisão de criar esta Cia. levou anos para ser tomada, de fato e aconteceu dentro de um contexto onde tudo favorece. O teatro, que antes era uma atividade fortemente articulada pela classe média branca, da cidade, agora tem, na sua ecologia, um número muito maior de negros inscritos em todos os cursos livres da cidade, uma ótima oportunidade para que haja maior procura por um teatro que resgate não só a memória cultural da região, mas também, a questão racial; além, claro, de mergulhar fundo e comprometidamente na obra de mestres como Teixeira e Souza, Lima Barreto, Maria Carolina de Jesus, Elisa Lucinda, Abdias do Nascimento, entre tantos outros.
A Cia. de Atores Negros de Cabo Frio é bem vindo e desejamos a eles, o sucesso para  que, daqui um tempo, esses jovens tenham suas biografias repletas de realizações artísticas, abrindo caminho para os que virão. Também agradecemos pelo fato de terem se conectado com as raízes, para trilhar o caminho aberto mestres como: Benjamim de Oliveira, Rute de Sousa, Abdias Nascimento, Milton Gonçalves e tantos outros...

(Jiddu Saldanha - Blogueiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário