TEATRO PARA DANÇAR

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Van Gogh - Ícone de um grande delírio ocidental coletivo.

O Último Delírio de Van Gogh, é um texto que Jiddu Saldanha escreveu em 2015, após três tentativas de montagem, finalmente, o texto ganhou corpo e voz na fina atuação do ator Rafael Mannheimer. A estréia, no Niterói em Cena, da versão curta, do espetáculo, teve boa aceitação do público e da crítica.
O Crítico Rodrigo Monteiro fez o seguinte comentário sobre o espetáculo: Aproveite para curtir nosso álbum de fotos, na página do espetáculo.

"O último delírio de Van Gogh” – Realizado pela Cia de Arte EM CriAção (Rio de Janeiro – RJ), a dramaturgia do espetáculo assinada por Jiddu Saldanha apresenta um conjunto de desabafos imaginários do pintor holandês Vincent Van Gogh (1853-1890) ao seu irmão Theo Van Gogh (1857-1891), que era comerciante de obras de arte. Através de uma verborragia mental, o espectador adentra à parte do universo mental do artista interpretado de maneira brilhante por Rafael Mannheimer. O limite do tempo talvez tenha sido o maior desafio para o alcance de objetivo tão nobre que houve aqui um belo uso das potencialidades dos signos na defesa de um espetáculo bastante interessante".
#vangogh #jidduks #solosdojiddu #jiddudiretor #muitaarte #oficena #usina4#fesq #festsolos #niteróiemcena

O Ultimo Delírio de Van Gogh - Estréia - 16.09 - 10° Niteóri em Cena
Foto: Nathally Amariá.

Van Gogh - Um ícone no imaginário ocidental.

Detentor de todo um imaginário no inconsciente coletivo do mundo ocidental, Van Gogh, tornou-se algo/alguém, muito maior que sua própria vida, portanto, investiga-lo como um fenômeno existencial e artístico só será possível, se criarmos uma imagem atemporal através da arte do teatro.
Para chegar a este lugar do sentir e perceber este Van Gogh, Jiddu Saldanha, diretor e autor do texto, preocupou-se, principalmente, em criar um ambiente ritual focado numa espécie de "xamanismo artístico"; daí a figura crucial do ator Rafael Mainnheimer, escolhido entre tantos outros candidatos, pra viver um Van Gogh que vai muito além das especulações históricas.
A arte de Van Gogh através de Rafael Mannheimmer - Foto: Jidduks
Criamos, em primeiro lugar, a estilização de um ambiente "vangoghiano" por excelência, onde cada detalhe da cena busca, para além do uso de técnicas teatrais, uma essência que se pauta na qualidade de interpretação do ator,  principalmente no que tange à vocalização do texto e no mergulho de expressões que vão buscar no estudo do Butoh, da mímica, da pintura, da dança e do xamanismo, um corpo que se engaje profundamente no Van Gogh de todos nós, aquele personagem sensível e louco, que habita nosso imaginário.
Para que pudéssemos trazer à luz, esta montagem teatral, foi necessário buscar no olhar da diretora de arte Alexandra Arakawa, a concepção de um ambiente cenográfico e de figurinos pintados pelo artista plástico Duda Simões, onde as cores e os traços de Van Gogh-Duda, deverão ser o eixo da expressão total do espetáculo.

Enquanto a equipe do Niterói em Cena delibera, Van Gogh (Rafael Mannheimer,
concentra-se na pintura de sua tela vangoguiana! Foto: Jidduks
Alexandra também prima por um desenho de luz, que proponha uma estética visual irá orientar e guiar contemplação do público como se este, estivesse contemplando a encenação de dentro de um ateliê situado numa galeria de arte ou museu.
Com uma vocalização profundamente estudada e um corpo trabalhado a partir das técnicas já citadas nesta proposta; o ator Raphael Mainnheimer terá um desafio extra; invocar, num exercício catártico, a figura mítica e supra real de seu "Van Gogh" interior, e assim, criar, ao piano, algumas linhas melódicas, que serão depois estudadas e arranjadas pelo diretor musical convidado para este desafio, Thiago Queiroz, uma experiência inédita para o processo de criação do coletivo deste espetáculo.

(Jiddu Saldanha - Autor e Diretor)

FICHA  TÉCNICA

Texto e Direção Geral - Jiddu Saldanha
Ator - Rafael Mannheimer
Direção de Arte - Alexandra Arakawa
Pintura de Cenário e Figurino - Duda Simões
Produção - Cia de Artes EM CriAção

Arte Gráfica  - Duda Simões
Fotografos: Duda Simões, Alexandra Arakawa, Nathally Amariá e Jidduks.


Nenhum comentário:

Postar um comentário